Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aula Aberta – 200 anos dos museus no Brasil: dos gabinetes científicos aos espaços de memória e inclusão
Início do conteúdo da página
Notícias

Aula Aberta – 200 anos dos museus no Brasil: dos gabinetes científicos aos espaços de memória e inclusão

  • Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 12h07
  • Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 12h11

Rio de Janeiro (RJ) - Em comemoração dos 200 anos de história dos museus no Brasil, o Prof. Me. Cícero de Almeida dará uma aula aberta no dia 9 de junho, às 10h, no Museu de Arte do Rio (MAR), com apresentação do Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá. Inscreva-se pelo email: pecs@candidomendes.edu.br

Sinopse da Aula:

Em 6 de junho de 1818 D. João VI criou na cidade do Rio de Janeiro o Museu Real, marco inicial da história dos museus no país. Ao longo dos últimos duzentos anos, os museus brasileiros passaram por transformações profundas, sob a influência de movimentos internacionais e das próprias circunstâncias políticas e sociais internas. Ao longo desse período experimentaram a desconfiança das vanguardas artísticas e a indiferença de grande parte da sociedade, estabelecendo-se na atualidade como uma das instituições mais prestigiadas do campo da cultura, instrumentos de afirmação identitária e de valorização da diversidade étnica e cultural.
Em alusão à data, o MBA em Gestão de Museus da Associação Brasileira de Gestão Cultural e Universidade Candido Mendes, em parceria com o Museu de Arte do Rio de Janeiro, promoverá uma Aula Aberta dedicada ao bicentenário dos museus brasileiros, com entrada franca a estudantes, gestores culturais, museólogos, dentre outros interessados.

Apresentação:

Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá – Diretor da Escola de Museologia UNIRIO.

Conferencista:

Cícero Antônio F. de Almeida
Museólogo e Mestre em Memória Social pela UNIRIO, doutorando em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV. Foi diretor-adjunto do Museu Nacional de Belas Artes, diretor do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus-IBRAM, e diretor-executivo do Centro Cultural Justiça Federal. É professor da Escola de Museologia da UNIRIO, do MBA em Gestão de Museus da ABGC/UCAM, e museólogo da Casa Geyer/Museu Imperial.

Sobre o curso:

A Universidade Cândido Mendes (UCAM) abre inscrições para a terceira turma do curso de pós-graduação Lato Sensu no formato Master in Business Administration (MBA) em Gestão de Museus. As aulas serão ministradas por profissionais com grande experiência de mercado e qualidade acadêmica, com aulas e workshops que complementam o aprendizado através do compartilhamento de experiências entre profissionais referenciais do setor.

Em parceria com a Superintendência de Museus (SMU), da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, os organizadores da pós-graduação "MBA em Gestão de Museus", da universidade Cândido Mendes - UCAM, disponibilizaram três bolsas com desconto de 30% para funcionários de museus de outros municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Para concorrer às bolsas, é necessário enviar currículo para pecs@candidomendes.edu.br , com o titulo "Quero concorrer à bolsa/parceria SMU/SEC-RJ/UCAM", até o dia 04/06/2018, para seleção e avaliação dos interessados.

A novidade desta terceira edição é que as aulas serão realizadas no MUSEU DE ARTE DO RIO – MAR (Praça Mauá, 5 – Centro).

Neste novo formato a turma viverá um modelo de residência, o que proporcionará ao aluno uma imersão integral em seu conteúdo prático.

As aulas regulares do curso serão quinzenais aos sábados e iniciam-se no dia 23 de junho, das 09h às 18h, no Museu de Arte do Rio.

Mais informações encontram-se no site: www.abgc.org.br

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página