Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Uncategorised > VII Seminário Nacional sobre a Participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial
Início do conteúdo da página

VII Seminário Nacional sobre a Participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial

Publicado: Terça, 15 de Maio de 2018, 18h44 | Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 14h06

 Principal     Programação      NOVO: Exposição Colaborativa      Localização e acessos     Orientações         Inscrição

 

Tema: Correspondentes de Guerra e a divulgação da Força Expedicionária Brasileira (FEB)

 

1. ANTECEDENTES HISTÓRICOS

a. No dia 8 de maio de 2015, transcorreu o 70º aniversário da vitória das Forças Aliadas nos campos de batalha europeus durante a 2ª Guerra Mundial, momento em que os "Pracinhas" foram referenciados em todo o Brasil e também na Itália, onde combateram.

b. A magnitude da participação do Brasil, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), naquele conflito impõe a obrigação cívica de continuar a celebrar esse importante acontecimento, tão significativo para o Exército quanto para a Nação Brasileira.

c. Com tal propósito, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), por intermédio do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx) conduziu “Seminários Nacionais sobre a Participação do Brasil na 2ª GM" (SENAB). Tais eventos foram realizados: em 2012, no Museu Militar Conde de Linhares (Rio de Janeiro/RJ), com o tema “Declaração de Estado de Beligerância do Brasil contra as Nações do Eixo”; em 2013, no CPOR/R (Recife/PE), “70 Anos da Criação da FEB - Vigilância e Defesa da Costa Brasileira”; em 2014, no 11º BIMth (São João del Rei/MG), “O embarque da FEB para a Itália”; em 2015, em Roma, Vale do Serchio, Apeninos e Montese/Itália, “Os 70 Anos das Vitórias da FEB”; em 2016, “Armamentos, Viaturas, Equipamentos, Uniformes e outros Símbolos da Força Expedicionária Brasileira (FEB)” e 2017, “Iconografia da Guerra: fotografias, ilustrações e o imaginário da FEB”. E agora, em 2018, “Correspondentes de Guerra e a divulgação da FEB”, em Curitiba/PR.

 

2. OBJETIVOS GERAIS

a. Difundir a História Militar junto às novas gerações, preservando a imagem da Instituição perante a sociedade e, sobretudo, contribuindo para a internalização de atitudes que caracterizam os militares.

b. Preservar e divulgar o patrimônio imaterial do Exército, expresso em suas crenças, tradições e valores militares.

c. Difundir no meio militar e acadêmico a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial.

d. Estimular, na sociedade brasileira, o culto dos feitos da Força Terrestre e dos grandes vultos nacionais da História Militar.

e. Aproximar o cidadão civil ao EB, estimulando a divulgação de fatos e personagens da FEB e contribuir para a preservação da memória do Exército.

f. Dar continuidade à abrangência nacional, realizando eventos desta vez na Guarnição de Curitiba, a fim de divulgar a participação dos “Pracinhas” da FEB na 2ª Guerra Mundial, no teatro de operações italiano, ocorrido há sete décadas.

 

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reunir historiadores, pesquisadores, preservadores de viaturas militares antigas, colecionadores de miniaturas temáticas da 2ªGM, artistas plásticos, professores e estudantes de diferentes universidades, entidades culturais militares e civis da área do CMS (Guarnição de Curitiba), a fim de promover o estudo e a divulgação da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial (1944-45).

Produzir adequado acervo histórico e cultural por meio de apresentação de dioramas de miniaturas representando os campos de batalha, artes plásticas (pinturas óleo sobre tela e fotografias) e artigos científicos.

Editar, ao final do evento, publicação contendo a atuação dos Correspondentes de Guerra e a divulgação dos feitos da FEB.

 

4. CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO

a. O Seminário insere-se no contexto da preservação da história da FEB na 2ª GM. O evento será realizado a fim de tornar pública a atuação dos Correspondentes de Guerra que acompanharam a FEB, desde o início até o fim da guerra.

b. Esse seminário será realizado no Colégio Militar de Curitiba (CMC), no 20º Batalhão de Infantaria Blindado - Batalhão Sgt Max Wolf Filho (20º BIB) e no Museu do Expedicionário (MExp), sob a supervisão da DPHCEx, por intermédio do CEPHiMEx e com o apoio da 5ª Divisão de Exercito (5ª DE), 5ª Região Militar (5ª RM), suas GU, e OMDS. Para isso, em 30 de maio 2018, será realizada no CMC uma reunião de contrato de objetivos com as entidades participantes para definir a sequência das atividades e os coordenadores dos grupos de trabalho.

c. Caberá a coordenação do evento ao DECEx - DPHCEx (CEPHiMEx); ao CMS (5ª DE, 5ªRM e suas OMDS), por solicitação, as atividades de condução local e apoio. O evento contará com o apoio direto do CMC, MExp, do 20º BIB, da Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas (BPVMA) e da Associação Brasileira de Preservação de Viaturas Militares (ABPVM), que conduzirão o desfile de veículos antigos (Coluna da Vitória).

d. O seminário será constituído por:

- palestras previamente agendadas com a participação direta, além do CEPHiMEx e do CMC, do IGHMB (Instituto de Geografia e História Militar do Brasil), IHGPR (Instituto Histórico Geográfico do Paraná) e da UFPR (Universidade Federal do Paraná);

- sessões de comunicações (20 minutos cada) abertas a pesquisadores do tema, a docentes e discentes universitários, com inscrição pela internet;

- visitas aos centros históricos e museus;

- deslocamento da Coluna da Vitória saindo da BPVMA, passando pelo MExp e terminando no CMC;

- III Encenação da Rendição da 148ª Divisão Alemã e concluindo, e;

- retorno da Coluna da Vitória até a BPVMA.

 e. Data

- Dias 28 a 30 de junho de 2018.

 f. Locais

- Auditório do Museu do Expedicionário, CMC, 20º BIB e BPVMA.

 g. Uniformes e trajes

- Militares da ativa: o da atividade respectiva

- Militares da reserva e civis: esporte (calça, camisa social e sapato)

 h. Inscrições

- Realizadas pela internet, a cargo da DPHCEx.

 e. Responsabilidades

- Coordenação Geral: CMS/DPHCEx;

- Coordenação Executiva: CEPHiMEx e CMC;

- A Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial e a Diretoria de Ensino Superior Mililitar, mediante ligação com o CMS, deverão participar ativamente das atividades programadas, por meio dos seus Estabelecimentos de Ensino (EE) sediados em Curitiba.

 f. Participantes

- Autoridades civis e militares convidadas.

- Militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares com interesse em História Militar;

- Profissionais da área de História;

- Docentes e discentes universitários;

- Instituições convidadas.

 g. Medidas administrativas

- O CMC apoiará as necessidades administrativas do evento, em Curitiba/PR, no que se refere a alojamento, transporte da comitiva, preparação do local da encenação e do auditório no M Exp (púlpito, projetores, som, apoio em água/café/lanche, banheiros) para a realização das palestras, bem como a produção e distribuição do material de divulgação e desenvolvimento (cartazes, folhetos, painéis, pastas, crachás, diplomas de agradecimento a palestrantes, certificados de participação etc).

 - Para isso receberá os recursos financeiros e o apoio técnico necessários da DPHCEx.

 h. Programação Geral

DIA/Hora

atividades

27 JUN / 4ªf

(até 18:00 hs)

- Deslocamento da comitiva DPHCEX/CEPHiMEx - Rio/Curitiba;

- Instalação no CMC.

28 JUN/ 5ª Feira

0900 – 1600

e

29JUN / 6ª Feira

0900 - 1600

- Cadastramento dos participantes, cerimônia de abertura.

- Palestra de Abertura Gen Bergo, CEPHiMEx.

- Realização de 03 palestras temáticas de 50 minutos de duração, cada uma, a serem desenvolvidas por historiadores/pesquisadores civis e militares convidados pela Coordenação Executiva.

- Realização de 06 comunicações livres, de 20 minutos de duração, a serem apresentadas por civis e militares, professores e alunos da rede universitária, inscritos no VII SENAB-2ª GM e selecionados pela Comissão de Seleção.

- Visitas ao M Exp, BPVMA e ao Museu do 20º BIB.

- Encerramento e entrega de certificados.

30 JUN / Sab (Até 1800h)

- Coluna da Vitória, da sede da BPVMA ao CMC, via M Exp.

- III Encenação da Rendição da 148ª Divisão Alemã e Exposição histórico-cultural: dioramas de miniaturas representando os campos de batalha, artes plásticas (pinturas óleo sobre tela e fotografias), a cargo do CMC.

- Retorno da Coluna da Vitória até a BPVMA e confraternização CSSEx (por adesão).

01 JUL / Dom

- Deslocamento da comitiva DPHCEX/CEPHiMEx - Curitiba/Rio.

 

 5. COMISSÕES

a. Coordenação

- Gen Bda Marcio Tadeu Bettega Bergo (Ch CEPHiMEx) Coordenador-Geral

- Cel Cláudio Skora ROSTY (CEPHiMEx) - Organizador

- Cel MESQUITA – Comandante do CMC - Coordenador

- Cel ZENIM – Cmdo 5ªRM - Coordenador

 b. Seleção de palestras e comunicações

- Professor Dr Dennison de Oliveira

- Cel Cláudio Skora ROSTY - Adj Seção de Pesquisa Histórica do CEPHiMEx

- Cel CLÁUDIO  - Adj Seção de Pesquisa Histórica do CEPHiMEx

- Ten Cel MARISTELA - Adj Seção de Pesquisa Histórica do CEPHiMEx

 c. Exposição

1) Painéis do VI SENAB – 2ª GM

- Cel Cláudio Skora ROSTY - Adj Seção de Pesquisa Histórica do CEPHiMEx

- Ten Cel MARISTELA - Adj Seção de Pesquisa Histórica do CEPHiMEx

2) Dioramas

- Cel Fontana -

- Cel Cláudio Skora ROSTY - Adj Seção de Pesquisa Histórica do CEPHiMEx

- Cel Marcelo Sousa Filho – Modelista

 3) Fotografias

- Cel Cláudio Skora ROSTY - Adj Seção de Pesquisa Histórica do CEPHiMEx

- Marcelo Etiene – Pesquisador Associado do CEPHiMEx

 

Apoio:

Fim do conteúdo da página